A Companhia

A Giro8 Cia de Dança estreou no cenário da dança goiana em 4 novembro de 2011 e está com 9 anos de existência. Atualmente, a Cia tem Direção Artística e Coreografia de Joisy Amorim e Direção Geral de Elaine Cruz. A Giro8 tem buscado fomentar a Dança em/de Goiás e, atualmente, contribui diretamente com a cadeia produtiva da Dança no estado, mantendo em seu quadro 12 profissionais que recebem mensalmente por suas funções.

 

A Giro8 tem se destacado no cenário artístico de Goiás, conquistando premiações importantes como a Medalha do Mérito Cultural, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura, em 2017. Em 2018, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Goiânia pelos relevantes serviços prestados à cultura.  No mesmo ano, a coreógrafa e diretora artística, Joisy Amorim foi agraciada com a comenda Ordem do Mérito Anhanguera, concedida pelo Governo de Goiás. Em 2019, a Giro8 recebeu o Prêmio Troféu Buritis, instituído pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, reconhecendo a importância da contribuição desta Companhia ao desenvolvimento do segmento Dança na nossa capital.

 

Com seu repertório, a Cia se apresentou em importantes Teatros, Festivais, Mostras e Circuitos de Dança Regionais, Nacionais e Internacionais dentre eles: Jornada de Dança da Bahia (2012, 2014 e 2017), TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (2012, 2016 e 2017), Quinzena de Dança de Almada/Portugal (2013 e 2018), Programa Destino Brasil Dança (2014), Paralelo 16o – Mostra de Dança Contemporânea (2016 e 2018), Teatro Sesc Centro Goiânia (2016,2017,2018 e 2019), Projeto Sesc Cênico (2016), 2º  Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada/Portugal (2016), Festival de Dança de Londrina (2017 e 2019), Festival de Dança do Recife (2017), cidades espanholas Madri, Barcelona, Alcarràs e Artesa de Lleida (2017),12ª Semana Pra Dança em Campo Grande/MS (2017), “Terça no Teatro” do Teatro Sesi Goiânia (2018 e 2019), Teatro Sesc Jataí (2018), Teatro Sesc Itumbiara (2018), II Festival LDC “Un Lugar Donde Compartir” – Madri/Espanha (2018), Festival Cena Cumplicidades (2019), Festival Internacional Mercosur /Argentina (2019), Aldeia Sesc de Artes (2019) e Festival Goiânia em Cena (2019).

 

A Giro8 está no documentário “Danzantes”, de Juan Vicente Chuliá, gravado em 14 cidades de 9 países – sendo a Giro8 a única representante brasileira – que terá sua apresentação na Cineteca de Madrid (Espanha), em 02 de julho de 2019 e a estreia oficial no Festival: Mostra de Valencia-Cinema del Mediterrani (26/10 a 03/11 de 2019).

A Cia, também, se apresentou em 4 praças de Goiânia, em 2019, ofereceu ensaios abertos e formação através de estágio, e está sempre aberta aos que querem conhecer de perto o seu trabalho.

Em 2020, a Giro8 fomentou a dança goianiense no formato on-line através de Oficinas e exibição de seus espetáculos. Também, 2 trabalhos da Giro8 (“Sr. Will e “Sobre o que não é dito”) estiveram entre os 200 selecionados entre mais de 7 mil vídeos no Edital do Itaú Cultural – Arte como Respiro.

Em 2021, a Cia fará 10 apresentações em 4 cidades do México e, também, estreará um espetáculo infantil com referência ao Cerrado.

 

JOISY AMORIM

É Coreógrafa da Giro8 Cia de Dança desde o seu início, assumindo também a Direção Artística da Cia. Em 2018, recebeu a premiação “Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera”, a mais alta condecoração concedida pelo Governo do Estado de Goiás pelos relevantes serviços prestados ao Estado, em solenidade realizada durante a Transferência da Capital para a Cidade de Goiás. Ao longo de sua formação, fez diversos cursos com renomados professores e criadores brasileiros e internacionais, dentre eles: Déborah Colker, Sônia Mota, Mário Nascimento, Roseli Rodrigues, Caio Nunes, Ismael Guizer, Anselmo Zolla, Edy Wilson, João Pirahy, Liliane de Gramont, Arilton Assunção, Alex Soares, Andrea Sposito, Thomas Freundlich, Eduardo Bonis, Marize Piva, Igor Vieira, Eduardo Menezes, Iori Belilove, Sandro Borelli, Morena Nascimento, Ângela Nolf, Lakka , Andréa Bardawil, Paulo Caldas e participou do Gaga Intensive Winter Course January 2017, na Batsheva Dance Company com Ohad Naharin em Tel Avive (Israel)

É mestranda em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Educação Física e especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO. Atualmente, também é professora efetiva de dança da Secretaria de Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás – SEDUCE; professora e coreógrafa no Allegro Centro de Dança – Goiânia/Goiás. À frente da Giro8 Cia de Dança, com seus trabalhos vem colocando a Cia em importantes palcos nacionais e internacionais.

 

ELAINE CRUZ

Integrou o elenco de estreia da Giro8 como bailarina e, desde 2014, deixou os palcos para assumir a Direção Geral da Cia. É Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Performances Culturais pela mesma Universidade, sendo as duas pesquisas direcionadas à área da Dança. É especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), bem como em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO. Atualmente, também é professora efetiva de Dança do Instituto Federal de Goiás e professora efetiva de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.