A Companhia

A Giro8 Cia de Dança estreou no cenário da dança goiana no dia 4 de novembro de 2011. Em pouco mais de cinco anos a Cia tem buscado fomentar a Dança em/de Goiás estreou 3 espetáculos: Retrato em Preto e Branco, ((ENTRE)) o eu e o mundo e Antes que; e estreará seu quarto espetáculo Sr. Will no mês de Junho em Goiânia (BR), Madri (ES), Barcelona (ES), Alcarrás (ES) e Artesa de Lleida (ES). 

Com seus espetáculos, a Cia se apresentou em importantes Festivais Nacionais como Jornada de Dança da Bahia (2012 e 2014), TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (2012 e 2016) e Paralelo 16o – Mostra de Dança Contemporânea (2016). Internacionalmente, se apresentou Quinzena de Dança de Almada;PT (2013) e do 2 Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada/PT (2016). Além disso, a Giro8 participou do Programa Destino Brasil Dança – apresentado pela bailarina e coreógrafa Deborah Colker – o programa buscou apresentar a dança contemporânea de dez diferentes regiões do Brasil, à partir de duas Companhias de cada região, sendo em Goiás escolhidas a Quasar Cia de Dança e a Giro8 Cia de Dança.

No decorrer desses anos, a Cia conseguiu aprovação de importantes projetos em Leis de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás e Prêmios de Incentivo à Cultura que permitiram sua continuidade e manutenção. Dentre as aprovações, destaca-se a Manutenção da Giro8 pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás-2015, a circulação internacional (Portugal e Espanha) através da Lei Goyazes 2015 e a circulação nacional (Goiás, Tocantins e Minas Gerais) pelo Prêmio klauss Vianna 2014.

A Giro também, participou do projeto Sesc Cênico (realizou, em 2016, dez apresentações do espetáculo Retrato em Preto e Branco, a contrato do Sesc Goiás) e produziu – juntamente com a Quasar Cia de Dança – a Abertura do 15o Campeonato Mundial de Futsal Universitário que aconteceu na cidade de Anápolis, à convite da Secretária de Educação Cultura e esporte do estado de Goiás, Raquel Teixeira.

 

 

 

JOISY AMORIM

É Coreógrafa da Giro8 desde o seu início. Ao longo de sua formação fez diversos cursos com renomados professores e criadores brasileiros e internacionais, dentre eles: Déborah Colker, Sônia Mota, Mário Nascimento, Roseli Rodrigues, Caio Nunes, Ismael Guizer, Anselmo Zolla, Edy Wilson, João Pirahy, Liliane de Gramont, Arilton Assunção, Alex Soares, Andrea Sposito, Thomas Freundlich, Eduardo Bonis, Marize Piva, Igor Vieira, Eduardo Menezes, Iori Belilove, Sandro Borelli, Morena Nascimento, Ângela Nolf, Lakka , Andréa Bardawil, Paulo Caldas e participou do Gaga Intensive Winter Course January 2017, na Batsheva Dance Company

É graduada em Educação Física e especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO. Atualmente, também é professora efetiva de dança da Secretaria de Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás – SEDUCE; professora e coreógrafa no Allegro Centro de Dança – Goiânia/Goiás.

 

 

ELAINE CRUZ

Integrou o elenco de estreia da Giro8 como bailarina e, desde 2014, deixou os palcos para assumir a Direção Geral da Cia. É Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Performances Culturais pela mesma Universidade; também é especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), bem como em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF); sendo graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO. Atualmente, também é professora efetiva de Dança do Instituto Federal de Goiás e professora efetiva de educação física da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.